Demonstra
  • SOBRE
  • EXPOSIÇÃO (DE)MONSTRA
  • RESIDÊNCIAS
  • AGENDA
  • instagram
  • facebook
Select Page
  • Sobre
  • Exposição (DE)MONSTRA
  • Residências
  • Agenda

AGENDA

21 maio 2022

Exposição Residência artística Demonstra 2022 #1

21 maio 2022

Seminário Residência artística Demonstra 2022 #1

INSTAGRAM

O Seminário Demonstra marcou a finalização da p O Seminário Demonstra marcou a finalização da primeira residência artística Demonstra e aconteceu no sábado, dia 21 de maio de 2022. A segunda mesa, “Cultura e Ações de Inclusão”, teve Maria Vlachou e Camila Oliveira como convidadas. A mediação foi feita pela curadora do projeto, Isabel Portella. 

O vídeo encontra-se em nosso canal no youtube e pode ser acessado através do link em nossa bio.

Vídeos: @cudofilmes 

Língua Gestual Portuguesa: Márcio Antunes e Sofia Soares 
Língua Brasileira de Sinais (Libras): Erika Mota e Cláudia Ferreira 

@mariavlachou.pt é consultora em Gestão e Comunicação Cultural e Directora Executiva da Acesso Cultura. Gestora do grupo de Facebook Textos em Museus e co-gestora do blog Museums and Migration. Foi Directora de Comunicação do São Luiz Teatro Municipal e Responsável de Comunicação do Pavilhão do Conhecimento. Fellow internacional e membro do ISPA (2018, 2020). Fellow do DeVos Institute of Arts Management no Kennedy Center em Washington (2011-2013). É Mestre em Museologia pela University College London, com tese sobre o marketing de museus. 

Camila Oliveira é Mestra em Estudos Contemporâneos das Artes na linha de pesquisa Estudos das Artes em Contextos Sociais pela UFF. Desde 2012 desenvolve curadoria, pesquisa, ações educativas e projetos de arte, ciência, educação e acessibilidade em espaços culturais. Desde 2018 é Coordenadora do Programa de Educação do Museu do Amanhã com liderança em projetos de formação, educação ambiental, acessibilidade, mediação e educação museal. 

@isabelportella é doutora e mestre em História e Crítica da Arte pela UFRJ. Enquanto museóloga, colabora, desde 1992, com diversas instituições, desenvolvendo projetos e ações nas áreas da preservação e conservação, curadoria e acessibilidade. Trabalha no Museu da República – IBRAM, desde 2006, como investigadora de acervo museológico e curadora de exposições históricas. É, ainda, coordenadora e curadora da Galeria do Lago – Espaço de Arte Contemporânea do Museu da República. 

**O Projeto Demonstra contou com o apoio da Direção Geral das Artes e a da Near Foundation**

#mariavlachou #camilaoliveira #isabelportella #projetodemonstra #nearpro
Hoje acontece a NFTropolis! A feira é uma inicia Hoje acontece a NFTropolis!

A feira é uma iniciativa colaborativa de divulgação e venda de trabalhos artísticos, desenvolvida em parceria com diferentes coletivos da comunidade #NEAR.

Coletivos participantes: @demonstra.pt @threexr_  @_55sp  @cudo_dao  @agardencollective @muti.collective @incubadoradao

Conheça alguns NFTs feitos por artistas em parceria com a Demonstra na nossa loja na @mintbase_ [acesso através do link em nossa bio]

#nftfair #art #artwork #metaverso #arte #nftart #projetodemonstra #nftfair #nftropolis
Durante o mês de setembro, o artista João Paulo Durante o mês de setembro, o artista João Paulo Racy participa do Programa de Residências Artísticas Isla, a convite da Corporación Cultural SACO, em Antofagasta, no norte do Chile. @joaoracy é o primeiro artista selecionado para o Programa da Bolsa de Criação Demonstra (BCD), adquirida em parceria com a NEAR Foundation. Além do apoio financeiro, o artista contará com uma equipe de profissionais que o acompanharão o desenvolvimento do projeto. O acompanhamento curatorial é feito pelo artista e investigador Daniel Moraes e os resultados serão apresentados em diferentes plataformas da web3. 

• • • • • •
A contrapelo, 2022
Intervenção no mastro das Ruínas de Huanchaca (@ruinasdehuanchaca), na cidade de Antofagasta / Chile, durante a Residência ISLA, a convite da @bienal_saco e nos preparativos para a Bienal SACO 1.1, que acontecerá em 2023. 
A realização do projeto conta com o apoio da @demonstra.pt, da @near_protocol e da @faperj
-
📸 @periodistaserio

#joaopauloracy #danielmoraes #projetodemonstra #bolsadecriacaodemonstra #near #nearfoundation
No dia 21 de maio realizou-se o seminário que mar No dia 21 de maio realizou-se o seminário que marcou o término da primeira residência artística Demonstra. A primeira mesa contou com a presença de dois artistas convidados: Diana Niepce e Angelo Custódio. A mediação foi feita pelo diretor e curador do projeto, Daniel Moraes. 

Mesa 1_ A poética do corpo não-normativo no âmbito das artes visuais 
O vídeo foi feito pela @cudofilmes e pode ser acessado no canal do Projeto Demonstra no youtube [link na bio]
Língua Gestual Portuguesa: Márcio Antunes e Sofia Soares 
Língua Brasileira de Sinais (Libras): Erika Mota e Cláudia Ferreirra

Diana Niepce é coreógrafa, dançarina e escritora portuguesa tetraplégica. Diana formou-se na Escola Superior de Dança, fez Erasmus na Teatterikorkeakoulun (em Helsínquia) e mestrado em Arte e Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. Ao longo da sua carreira, tem colaborado com várias companhias e coreógrafos nacionais e internacionais. Atualmente colabora com a companhia polaca Teatr21, com os artistas Rafael Alvarez e Mariana Tengner Barros. 

Angelo Custódio é um artista e performer que vive e trabalha em Amesterdão. Estudou canto clássico (BA) no Conservatorium van Amsterdam (CvA) e tem um mestrado em artes visuais (MFA) do departamento Master of Voice (MoV) - Sandberg Institute. Angelo explora a performatividade vocal criando experiências de vulnerabilidade em encontros sónicos. O seu trabalho investiga as relações de poder impostas ao indivíduo pelos sistemas capitalistas, focando-se nas falhas estruturais com respeito à diversidade. 

Daniel Moraes é Mestrando em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Desde o início da sua trajetória, o artista investiga os conflitos do seu corpo com as práticas artísticas, sendo o desenho, a pintura e o vídeo-happening os principais meios utilizados. O seu trabalho aborda questões pessoais relacionadas com o corpo com deficiência: deformação/disfunção, eficiência/deficiência, superação/supressão e preconceito/aceitação. É o idealizador do Projeto DEMONSTRA. 

#diananiepce #angelocustodio #danielmoraes #projetodemonstra #near #nearprotocol #dgartes 
O Projeto Demonstra contou com o apoio da @dg.artes e @near_protocol
Mesa de Abertura do Seminário Demonstra 2022 com Mesa de Abertura do Seminário Demonstra 2022
com Daniel Moraes

O Seminário Demonstra aconteceu em maio de 2022 e contou com uma mesa de abertura e três mesas de debates. Na mesa de abertura, Daniel Moraes, que é diretor e curador do projeto Demonstra, apresentou o projeto de Residência Artística e seus desdobramentos. 

A primeira edição da Residência Artística Demonstra chegou ao fim depois de quatro meses de encontros virtuais, com muitas conversas e troca de experiências. Nesses encontros os artistas receberam convidados, discutiram textos e desenvolveram trabalhos que foram apresentados ao público em uma exposição e neste seminário em ambiente digital. 

O vídeo foi feito pela @CUDO FILMES e pode ser acessado na nossa página do youtube [link na bio]

Língua Gestual Portuguesa: Márcio Antunes e Sofia Soares 

Língua Brasileira de Sinais (Libras): Erika Mota e Cláudia Ferreira 

O seminário aconteceu no youtube, no sábado, dia 21 de maio de 2022. 

**O Projeto Demonstra contou com o apoio da Direção Geral das Artes @dg.artes e a da Near @near_protocol **

#Demonstra #projetodemonstra #danielmoraes #residenciaartisticademonstra2022 #residenciaartistica #near #nearprotocol #dgartes
O quarto Diálogo Demonstra conta com a participação de Julia Morelli e Daniel Moraes. @juliamorelli é curadora, produtora e idealizadora da @_55sp, plataforma cultural que realiza projetos com artistas contemporâneos. A 55SP tem como princípio difundir a arte e fomentar novos colecionadores, para isso trabalham comissionando obras e projetos nos mais diferentes formatos, online ou offline. Atua com a ajuda de curadores na produção de edições, múltiplos e livros de artista, em um acervo que se estende a publicações, objetos, esculturas, arte sonora como discos de vinil e outros meios. @danielmoraesss é artista visual, curador e criador do Demonstra. 

Os Diálogos Demonstra têm como objetivo implementar uma nova rede de comunicação onde será possível divulgar materiais audiovisuais para pesquisas, ações, debates de ideias, colaborações e oficinas relacionadas ao propósito do projeto @demonstra.pt. Produzimos encontros públicos em formato de Webinar onde duas ou mais pessoas discutirão temas relacionados à arte, deficiência e tecnologia. Todas os Diálogos  serão acessíveis em linguagem de sinais e com legendas descritivas para pessoas com deficiências audiovisuais.

Apoio: @near_protocol

#projetodemonstra #dialogosdemonstra #nearprotocol #juliamorelli #55sp #danielmoraes
apoio:

© demonstra 2021, todos os direitos reservados

Para qualquer informação, contacte-nos para info.demonstra@gmail.com