EDIÇÃO 1: RESIDÊNCIA ARTÍSTICA DEMONSTRA
Na sua primeira edição, a Demonstra propõe uma residência artística online com o tema Poéticas Informes, que procura artistas de países lusófonos que lidem com a experiência do corpo não-normativo na contemporaneidade. O projeto foca-se no desenvolvimento da pesquisa de cada artista, oferecendo recursos para que todos consigam desenvolver as suas ideias. A programação da residência visa estimular conversas, promovendo trocas entre os artistas, curadores, mentores e o público em geral. Serão selecionados até seis artistas, cujas linhas de trabalho se situam no domínio da pintura, desenho, performance, vídeo, fotografia, escultura, novos media e/ou cruzamentos interdisciplinares.
ARTISTAS SELECCIONADOS
GUTO OCA
JEFF BARBATO

Desenvolve uma investigação sobre a história e a estética das fissuras e da representação monstruosa da fissura labiopalatina no campo das artes visuais. Sua pesquisa em artes transita por multilinguagens, tendo o desenho e a fotografia como base para a criação de objetos, esculturas e pinturas expandidas. Jeff propõe diálogos entre os lugares em que encontra fissuras, buracos, brechas, fendas e os fragmentos, acontecimentos e desdobramentos dessa insurgência, passando por searas como corpo, sexualidade e territórios urbanos. Com olhar sensível para o imperfeito, o incompleto, o impermanente e para tudo aquilo que é esquecido e deixado à mercê de si mesmo.
JOÃO PAULO RACY
JUCA FIIS
LUA CAVALCANTE
NARA ROSETTO
CALENDÁRIO
A residência artística Demonstra terá lugar entre 27 de janeiro e 09 de abril de 2022.
EQUIPA
CURADOR
DANIEL MORAES Curador (Brasil, São Paulo, 1981)
Mestrando em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e formado em Design pela Faculdade de Campinas – FACAMP (2008). Desde o início da sua trajetória, o artista investiga os conflitos do seu corpo com as práticas artísticas, sendo o desenho, a pintura e o video-happening os principais meios utilizados. O seu trabalho aborda questões pessoais relacionadas com o corpo com deficiência: deformação/disfunção, eficiência/deficiência, superação/supressão e preconceito/aceitação.
Mais recentemente, desenvolveu o projeto de oficinas O Desenho e o Corpo Não Normativo, que teve a sua primeira edição no Centro de Artes Contemporâneas ARQUIPÉLAGO (Ilha de São Miguel, 2020); expôs o video-happening De Mãos Dadas com Minha Irmã na exposição Lines of Thoughts (CICA MUSEUM – Czong Institute for Contemporary Art, Coreia do Sul, 2020); e idealizou o Projeto DEMONSTRA, programa de residência artística para pessoas com deficiência, que conta com o apoio da Direção Geral das Artes – DGArtes.
CURADORA CONVIDADA
ISABEL PORTELLA Curadora convidada (Brasil, Rio de Janeiro, 1970)
Enquanto crítica e curadora, contribui, desde 2005, com textos e entrevistas para publicações de arte, tais como catálogos, periódicos e livros. Fez curadoria e elaborou textos para diversas exposições, entre elas: Aquilo que nos Une (Centro Cultural da Caixa no Rio de Janeiro e São Paulo, 2016 e 2017); Arte pra Sentir (Centro Cultural da Caixa São Paulo e Brasília, 2018), entre várias outras. É, ainda, coordenadora do Grupo de Trabalho de Acessibilidade do Programa Nacional de Educação Museal do Brasil, e membro do International Council of Museums – ICOM.
ARTISTAS CONVIDADOS
DIANA NIEPCE Artista convidada (Lisboa, Ovar, 1985)
É criadora da peça de circo contemporâneo “Forgotten Fog” (2015) e das peças de dança “Raw a nude” (2019), “12 979 Dias” (2019), “Dueto” (2020), “T4” (2020) e “Anda, Diana” (2021). Enquanto bailarina e performer colaborou com o Bal-Moderne – Companhia Rosas, Felix Ruckert, Willi Dorner, António Tagliarini, Daria Deflorian, La fura del baus, May Joseph, Sofia Varino, Miira Sippola, Jérôme Bel, Ana Borralho e João Galante, Ana Rita Barata e Pedro Sena Nunes, Mariana Tengner Barros, Rui Catalão, Rafael Alvarez, Adam Benjamin, Diana de Sousa e Justyna Wielgus. Fez direção artística e formadora da Formação de introdução às artes performativas para artistas com deficiência na Biblioteca de Marvila – CML (2020).
Publicou um artigo no livro “Anne Teresa de Keersmaeker em Lisboa” (ed. Egeac/INCM), o conto infantil “Bayadére” (ed. CNB), o poema “2014” na revista Flanzine, o artigo “Experimentar o corpo” no jornal de artes performativas Coreia e o livro “Anda, Diana” (ed. Sistema Solar). Júri do prémio Acesso Cultura 2018 e Júri oficial do Festival – Inshadow 2018 e Júri do programa NCED – Eu solidarity 2021.
NAZARETH PACHECO Artista convidada (Brasil, São Paulo, 1961)
PRODUTORA
YULI ANASTASSAKIS Produtora e membro do júri de seleção (Brasil, Nova Iguaçu, 1977)
Artista visual e produtora. Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e mestre em Processos Artísticos Contemporâneos pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2019). Desde 1999, trabalha como produtora de arte e de eventos, entre eles: Planos-Pipa, de Marcelo Jácome, no Projeto Perspectiva da Arte Contemporânea (Curitiba, 2019); Documentário do Festival WOW – Mulheres do Mundo (Rio de Janeiro, 2018); evento mensal FEIRA NA FÁBRICA, no Espaço FEIRA (Rio de Janeiro, 2016-2018); eventos diversos no F.Studio Arquitetura e Design (Rio de Janeiro, 2017-2018); evento mensal Fábrica Aberta, na Fábrica Bhering (Rio de Janeiro, 2012-2015); Projeto Em Torno da Fábrica, na Fábrica Bhering (Rio de Janeiro, 2014); Exposição Diálogo, de Elisa Pessoa (Rio de Janeiro, 2013); Exposição Pipas no Museu do Futebol, de Marcelo Jácome (São Paulo, 2013). Foi diretora de eventos da Associação Cultural da Fábrica Bhering, no Rio de Janeiro (2012-2013). Trabalhou, ainda, como assistente dos artistas plásticos Carlito Carvalhosa (2018-2019) e Barrão (2015-2016).